História (pouco) infantil


Caracol procura casa .



Era uma vez um caracol, chamado Antunes, que andava muito triste. Caminhava lentamente pelos campos fora , carregando consigo o peso dessa grande tristeza. Dia após dia ele estava sempre assim, de cara amarrada, cabeça baixa e nunca olhava bem à sua volta.


Um dia encontrou um coelho que passeava alegremente num campo muito verde:



_Olá senhor caracol! Lindo dia este! –disse o coelho.
O caracol, levantou ligeiramente os olhos e respondeu:
-Lindo dia? O que tem este dia de especial? É um dia como os outros e se bem me parece vai ficar quente e seco!
-Ora, ora, amigo caracol – respondeu o coelho –está sol, a erva fresca, e até os passarinhos estão a cantar! Está um lindo dia, não acha?
O caracol nem se deu ao trabalho de responder. Pensou” Este coelho é um tolo. Para que serve um coelho? “ e seguiu o seu caminho.
Depois de ter andado muitos metros (o que para um caracol é uma grande viagem…), sentiu-se cansado e parou junto de um rochedo. Escondeu-se lá de baixo…e dormiu. Foi então que ouviu uma voz muito bonita a dizer-lhe:


-Olá senhor! Está a dormir?
-Agora já não! Disse o caracol aborrecido por o terem incomodado. Quem és tu? Que bicho estranho és…
-Ah ah! Sou uma estrela! Não me diga que nunca tinha visto uma como eu!
_ Não, nunca vi. Como vives tu? A estrela riu-se novamente, e respondeu:
- Sou uma estrela e vivo no céu; Todas as noites podes ver-me no céu, a iluminar os caminhos e a torná-los bem bonitos. E tu onde vives?
O caracol quase que nem respondia…Olhou para a estrela e disse:
- Deixa-me cá! Eu não tenho lugar onde morar! Ando para aqui sem destino, à procura de um bom sitio para viver…mas nunca o encontrei… E quanto ao céu…nunca olhei para ele… está alto e é uma maneira azul de perder tempo!
- Pois olhe que faz mal! Este onde estamos é bem bom! Vivo aqui com as minhas irmãs e toda a gente olha para nós…
O caracol, farto da conversa com a estrela, decidiu continuar o seu caminho…e pensou: Esta é tola! Vive no céu e ilumina os caminhos! Para que serve uma estrela?
Sempre cansado, O caracol seguiu a sua viagem…ele continuava muito aflito à procura de um lugar especial onde se sentisse bem…
Foi então que encontrou um tordo…





Mais que depressa escondeu-se atrás de umas rochas. Que susto! Os tordos são bem perigosos e estão sempre cheios de fome! Desses é melhor fugir! O tordo ainda tentou apanhar o caracol Antunes, mas este conseguiu escapar.
- Onde posso ficar? Qual é o meu lugar? Não parava de pensar… mas ia seguindo o seu caminho, sempre triste e amargurado…
De repente, olhou para cima e assustou-se novamente: um grande par de olhos verdes estavam a olhar para ele. Um ser enorme que sorria.




- Olha que lindo caracol! Tem um ar bem divertido! Devagar, devagarinho sempre vai onde quer!
- Quem és tu? - perguntou a medo o Antunes.
- Sou o João, mais conhecido por João Palito.
- Porque te chamam assim?
- Sei lá! Se calhar é… porque as minhas pernas são muito fininhas, eheh, riu-se o João. Eu não me importo que me chamem assim! Cada um é como é! E tu! Tens nome? E onde vais com tanta pressa? -perguntou.
- O meu nome é Antunes…Baixou os olhos novamente e disse:
- Ando à procura de um bom sítio para ficar…mas tenho sempre de partir…
O João abriu muito os seus lindos olhos verdes e respondeu:
-Mas tu estás sempre em casa! Andas sempre a carregar com ela! Se tens frio ou estás cansado está sempre aí bem perto!
O caracol Antunes ficou muito admirado! Casa? Atrás de mim? Nunca tenho tempo de olhar para trás, a felicidade está sempre tão longe!
-Nada disso, disse o João. A tua casa é o lugar onde está tudo o que precisas. Conforto e sossego para viveres bem contente! Só tens de procurar estar mais atento, olhar para o céu e ver as estrelas a brilhar, ouvir os pássaros a cantar pela manhã e conversar alegremente com os teus amigos…Claro que com os tordos tens de ter cuidado… mas de resto o mundo é bem agradável!
O caracol Antunes ficou pensativo, mas achou que o rapaz era capaz de ter razão. Meteu-se na sua casa a pensar na sua vida. A pouco e pouco, começou a acenar às estrelas, assobiava aos pássaros e conversava de coisas sem importância com os seus vizinhos…afinal em qualquer lugar onde estivesse podia sentir-se feliz!


0 comentários:

 


*** REFLEXOS DE MIM *** - Templates Novo Blogger 2008
This template is brought to you by : allblogtools.com Blogger Templates